Para apoiar as projetistas na fase de concepção do projeto e minimizar os impactos ambientais de um empreendimento, a fim dereduzir os prazos do licenciamento ambiental e os custos do empreendimento, é de suma importância mapear os níveis de sensibilidade socioambiental da área onde se pretende instalar o empreendimento.
Neste mapa são elencados os indicadores dos meios físico, biótico e socioeconômico de maior relevância para qualidade ambiental. Os resultados serão estruturados para permitir o cruzamento de informações para definição dos níveis de sensibilidade socioambiental da área de estudo, orientando a projetista na consideração dos aspectos ambientais relevantes para a elaboração do projeto.
Instrumentos do Licenciamento Ambiental que têm por finalidade avaliar os impactos decorrentes da implantação de empreendimentos. O licenciamento ambiental configura um relevante instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente. A GEOTEC desenvolve todos os tipos de instrumentos de licenciamento ambienta, sejam os exigidos pelos órgãos municipais, estaduais (OEMAs), e federais (IBAMA), sendo eles: Estudos Ambientais (EIA/RIMA, RAP, EA, RAS, EAS, RCA/PCA, EVA, EIV/RIV, etc.), Inventários Florestais, Laudos Florestais para supressão de vegetação nativa e intervenção em Área de Preservação Permanente (APP); Memorial de Caracterização do Empreendimento (MCE) para Unidades Industriais (usinas de solo/cimento, concreto, asfalto, etc.), além de Programas de Gerenciamento Ambiental e Planos de Ação de Emergência (PGR/PAE).
Utilização de drone (Aeronave Remotamente Controlada) para quantificação de áreas de interesse através de imagens aéreas georreferenciadas, englobando áreas degradadas por erosão, invasão e supressão de Área de Preservação Permanente (APP), degradação de rios, caracterização de vegetação, auxiliando também nos diagnósticos dos Estudos Ambientais, na Supervisão Ambiental de Obras, Laudos de Processos Judiciais e oferecendo imagens aéreas locais nítidas e atuais.
A GEOTEC elabora e implanta Programas Ambientais, os quais são instrumentos criados para mitigar e/ou compensar impactos ambientais avaliados durante o processo de estudo da implantação e operação de um empreendimento. Os Programas são ferramentas desenvolvidas com o intuito de mitigar e compensar impactos ambientais e promover a Gestão Ambiental do empreendimento durante as obras.
Gerenciamento e Supervisão Ambiental de Obras com objetivo de promover o desenvolvimento dos empreendimentos de forma correta do ponto de vista ambiental, prevenindo e controlando os potenciais impactos negativos associados à sua execução, além de sugerir a adoção de medidas corretivas durante a realização das atividades construtivas.
Tem por objetivo a caracterização qualitativa e quantitativa da vegetação florestal. Os resultados fornecem subsídios para o conhecimento da vegetação nativa inserida nos diversos biomas e formações, mediante utilização de metodologias de amostragem conceituadas, podendo ser realizados pelos métodos de parcelas, quadrantes ou censo florestal.
Tem por objetivo principal minimizar a perda de genótipos de espécies da flora nativa identificadas como prioritárias para a conservação. O resgate dessa base física garante a integridade genética das espécies ocorrentes no ambiente, que será objeto de intervenção dos empreendimentos. O material coletado geralmente é transplantado em áreas lindeiras, com as mesmas características da área retirada ou encaminhados para instituições de pesquisas. As sementes são enviadas aos viveiros para produção de mudas e utilização nos projetos de reflorestamento..
Promovem compensação dos impactos gerados na vegetação e nas Áreas de Preservação Permanente, decorrentes da implantação de empreendimentos. A GEOTEC orienta a melhor forma de compensação floresta, podendo ser através do plantio convencional de espécies nativas regionais, condução da regeneração natural, enriquecimento florestal, servidão florestal, etc., sempre levando em consideração a melhor solução de acordo com as características da área onde será implantado o projeto.
Tem como objetivo minimizar e documentar os impactos das obras sobre a biodiversidade faunística. A partir dos dados gerados neste programa, sempre que necessário, são propostas mudanças das ações em curso, medidas preventivas que minimizam os impactos gerados ou ainda ações corretivas, com vistas à manutenção da integridade das comunidades faunísticas.
Prestação de serviços de monitoramento de Supressão de Vegetação, incluindo o acompanhamento de Saúde e Segurança do Trabalho - SST, Destinação de Madeira, Resgate de Flora, Afugentamento e Resgate de Fauna e do Resgate do Patrimônio Arqueológico, assim como a Gestão de Processos Administrativos e dos serviços correlatos nas áreas de enchimento do reservatório e da implantação da barragem de Usinas Hidrelétricas na região amazônica.
Para execuções de monitoramento de Ruído e Vibrações, em atendimento as normas dos órgãos ambientais estaduais e federais, a GEOTEC utiliza medidor de Nível de Pressão Sonora - Classe 1, que atende às especificações da IEC's, bem como Acelerômetro monoaxial, conforme ISO. Ressalta-se que o analisador de ruído utilizado é de última geração e realiza a correção automática do LAer, dispensando os cálculos de nível corrigido de ruído (Lc) para ruído sem caráter impulsivo e ruído sem componentes tonais, conforme previsto NBR 10.151.
Elaboração de Laudos Ambientais, de Estudos de componentes socioambientais, planos de sustentabilidade e planos de inserção urbana, Caracterização de componentes socioambientais para Concessões e Parcerias Público-Privadas e Elaboração de Relatório Socioambiental em atendimento aos Padrões de Desempenho adotados IFC e aos Princípios do Equador.
Tem por finalidade a identificação de passivos ambientais existentes, bem como avaliar o prejuízo econômico associado com proposição de medidas mitigadoras ou emergenciais. O Passivo Ambiental caracteriza-se por externalidades ambientais geradas pela existência do empreendimento sobre terceiros..